SEJAM TODOS BEM VINDOS À ESTE ESPAÇO QUE É DE TODOS NÓS.

Traduzir em palavras os nossos pensamentos, nos levam à grandes ações!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

FRANZ KAFKA

Meus queridos,
Um dos grandes escritores de todos os tempos, Franz Kafka só teve seu valor literário reconhecido após sua morte. Na minha modesta opinião, está entre os 10 maiores da história, em especial pela narrativa forte e marcada por situações por vezes não compreendidas, mas ao longo da leitura, e mesmo após muito tempo, percebemos situações que nos remetem a seus escritos.
Para ter uma idéia de quem foi e o que produziu, segue uma resumida biografia. Espero que apreciem e, principalmente, que possam ter acesso às suas obras.

"Franz Kafka nasceu em 3 de julho de 1883, em Praga, cidade que na época pertencia à monarquia austro-húngara. Filho de um abastado comerciante judeu, Kafka cresce sob as influências de três culturas: a judaica, a tcheca e a alemã.
Formado em direito, trabalhou sempre em cargos burocráticos. Solitário, com a vida afetiva marcada por irresoluções e frustrações, Kafka nunca atingiu fama ou fortuna com seus livros, na maioria editados postumamente.
A Metamorfose (1916) narra o caso de um homem que acorda transformado em gigantesco inseto; O Processo (1925) conta a história de um certo Josef K., julgado e condenado por um crime que ele mesmo ignora; em O Castelo (1926), o agrimensor K. não consegue ter acesso aos senhores que o contrataram. Essas três obras-primas definem não apenas boa parte do que se conhece até hoje como "literatura moderna", mas o próprio caráter do século: "kafkiano".
Autor de várias coletâneas de contos, Kafka escreveu também a avassaladora Carta ao Pai (1919) e centenas de páginas de diários. Deixou inacabado o romance Amerika.
Morreu no dia 3 de junho de 1924, num sanatório perto de Viena, onde internara-se com tuberculose. Desde então, seu legado -resgatado pelo amigo Max Brod- exerce enorme influência na literatura mundial."

Um abraço e até breve.